quinta-feira, 29 de março de 2012

PROJETO PEDAGÓGICO

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURRAIS NOVOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA
CRECHE MUNICIPAL “JK”
PROJETO PEDAGÓGICO

SUPERVISORA: Maria das Vitórias Garcia dos Santos
PROFESSORAS: Francisca Zilmar, Juciane Maria.
CLENTELA: Maternal

TEMA:

QUEM SOU EU?





A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações que acolha as particularidades de cada indivíduo,promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade.
Segundo o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, a identidade “é um conceito do qual faz parte a ideia de distinção, de uma marca de diferença entre as pessoas, a começar pelo nome. Seguido de todas as características físicas, do modo de agir e de pensar e da historia pessoal”.
APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

Nesta perspectiva o projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano, conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando- se com outros seres e com todo o ambiente onde vive, identificando e analisando diferenças, conceitos, preconceitos, características, valores de toda uma sociedade ao qual ele está inserido.Todo o trabalho que será desenvolvido pelas crianças passa por conhecimentos de prática de hábitos de higiene, saúde, limpeza, preservação do meio ambiente, cuidados com o corpo e a interação da criança com sua comunidade escolar, familiar, enfim, a sociedade.
OBJETIVO GERAL
Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações, familiarizando com a imagem do próprio corpo e identificando os órgãos dos sentidos.


OBJETIVOS ESPECCÍFICOS
 Participar da organização da rotina diária em sala de aula;
 Conhecer a história de seu nome e seu significado;
 Compreender a história de seus colegas a partir da sua;
 Identificar fontes históricas sobre sua vida;
 Reconhecer seu nome escrito, sabendo identificá-lo nas diversas situações do cotidiano;
 Ampliar gradativamente suas possibilidades expressivas do próprio movimento, utilizando gestos e ritmos corporais nas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interações;
 Estimular as habilidades de falar, perguntar, responder, expor ideias, dúvidas, descobertas e inquietações;
 Desenvolver e explorar a produção da arte através do desenho, música e brincadeiras;
 Proporcionar a auto-estima e o auto conceito positivo através da afetividade;
 Estimular interesse e curiosidade com a matemática construindo as relações temporais, espaciais e lógico-matemática, agrupando, ordenando, medindo, classificando etc.;
 Incentivar a criança a se relacionar com outras pessoas expressando desejos, sentimentos, vontades e desagrados, sentindo-se segura e construindo sua identidade e autonomia;
 Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal e, bucal;
 Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
 Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental.

PROCEDIMENTOS METODOLOGICOS
 Construir os cantinhos lúdicos como, por exemplo: o faz- de- conta, tapete da leitura, já sou dono do meu nariz, mercadinho do saber, etc.
 Elaborar textos a partir do autoconhecimento;
 Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
 Ler diferentes tipos de textos;
 Produzir textos (profª c/ escriba);
 Realizar atividades diárias de higiene;
 Entender o papel da escovação dentária;
 Organizar rotinas de práticas de conservação da saúde;
 Montar painéis;
 Construir cartazes;
 Confeccionar bonecos, fantoches, dedoches;
 Elaborar com os alunos regras de higiene;
 Desenvolver atividades lúdicas;
 Dramatizar histórias;
 Organizar entrevistas e pesquisas;
 Registrar experiências vividas pelo grupo;

CONTEÚDOS RELACIONADOS AO PROJETO:

LINGUAGEM ORAL, LEITURA E ESCRITA
Leitura e interpretação de texto, histórias e imagens;
Produções de texto; Produção de desenhos espontâneos; Alfabeto; Letra inicial do nome próprio.
MATEMÁTICA
Contagem oral; Formas geométricas;
Altura, peso, maior, menor;
Noções de lateralidade.
NATUREZA E SOCIEDADE
Cuidados com o corpo;
Prevenção as doenças;
Órgãos do sentido e suas utilidades;
Cuidados ao meio ambiente;
Limpeza e conservação do meio onde vivem;
Árvore genealógica;
Membros Integrantes da família;
Localização da moradia;
Partes da casa.
MÚSICA E MOVIMENTO
A percepção: memória auditiva e visual;
Os ritmos: corporais (gestos, posturas e linguagem oral);
A orientação espacial: posição, direção, lateralidade, fila, roda, etc;
Temporal: semana, ontem/hoje/amanhã, antes/depois, etc.
SUGESTÕES ATIVIDADES
Leituras de textos informativos, literários, poéticos, interativos etc.;
Músicas relacionadas ao tema;
Pesquisas de alguns documentos de identificação;
Promover Jogos com e sem regras;
Confecção de murais e cartazes;
Recorte e colagem de gravuras, palavras;
Cartazes com regras de higiene;
Quebra-cabeça;
Utilizar Bonecos para simular a hora do banho;
Calendários;
Literatura infantil;
Atividades Matemáticas;
Dobraduras;
Sequência de figuras (ordenação);
Reprodução de histórias;
Recontos;
Desenhos; Dramatizações;

MATERIAL DIDÁTICO/ RECURSOS
Livros didáticos,
CDs/ som
Sucatas
Papéis diversos
Folhas xerocadas/mimeografada
Tintas e pincéis
Lápis coloridos e giz de cera
Hidrocor
Máquina fotográfica
Painéis
Vídeo
Revista/ jornais
Livros de literatura infantil
Cola
Tesoura
Tecidos
Produtos de higiene
Produtos de limpeza
Argila
Espelho, balança, fita métrica.
EVENTOS RELACIONADOS AO PROJETO:
Exposição dos bonecos de cada criança;
Semana da higiene com exposição de materiais relacionados ao tema;
Dramatização de peças com bonecos, fantoches;
Exposição de fotos do Projeto;
Exposição de cartazes confeccionados;
Dia do lazer: Banho de bica, escovação bucal, colocação de flúor.

INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO:
Os projetos transformam a avaliação em um processo contínuo à realidade cotidiana da sala de aula.
Considera- se alguns instrumentos de avaliação:
Observação do comportamento do educando: hábitos de trabalhos, relacionamento com os amigos e professores, cumprimento das tarefas escolares, atitudes positivas ou negativas com relação aos trabalhos escolares, capacidade de cooperação, aproveitamento de tempo;
Trabalhos escritos ou de outra natureza qualquer produzidos espontaneamente;
Produtos de estudo ou de tarefas com relação às diversas situações escolares;
Dados registrados com referência ou desempenho das habilidades individual ou em grupo.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Adaptação
Cantar músicas, pintura no chão com trincha e água, bolinha de sabão, folhear revistas, contar histórias, passear pela escola, brincar no pátio.

Organizar um mural com as fotos da família para que a criança tenha um ponto de referência na sala em seu período da adaptação. Colar as fotos das famílias (pedir as fotos para o período de adaptação) que as crianças trouxeram e montar mural. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida sobre a família, através das seguintes perguntas:
- Qual é o nome do papai? Qual é o nome da mamãe?
- Quantas pessoas moram lá em casa?
- Como é o nome do vovô? E da vovó?
- Quantos irmãos você tem?

Para relaxar;
Borboletinha estava cansada
tão cansadinha que resolveu
Foi pra flor e ficou parada
tão quietinha que adormeceu!
1,2,3 guardei a minha voz:
Zip, zapzup!!

Para trabalhar afetividade.
"Sai, sai, sai jacaré sai dessa lagoa.
Põe uma mão na cabeça,
outra na cintura,
dá um remelexo no corpo,
e dá um abraço no outro."

Minha Identidade
Todo mundo e todas as coisas tem nome. Dispor as crianças sentadas em círculo, no chão da sala de aula, para iniciar uma conversação dirigida. Falar o nome das crianças e dos objetos da sala, incentivando para que eles também repitam os nomes mencionados.
Trabalhar com a caixa surpresa com espelho colado dentro.
Carimbar com guache em folha A3 o pé e a mão.

Vamos cantar músicas que falem os nossos nomes:

BOA TARDE OU BOM DIA
Bom tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
boa tarde amiguinho (nome do amigo)como vai?
TUDO BEM.
faremos o possível para sermos bons amigos
boa tarde amiguinho (nome do amigo) como vai?
TUDO BEM.
Reúna a turma em um local agradável e cante. Os bebês interagem e se familiarizam com nomes. Pode também brincar de roda, que vai se formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
A CANOA VIROU;
CIRANDA, CIRANDINHA;
FUI AO ITORORÓ.

O SAPO NÃO LAVA O PÉ (substitua a palavra sapo pelo nome do aluno)
O sapo não lava o pé,
Não lava porque não quer.
Ele mora lá na lagoa,
Não lava o pé porque não quer
Mas que chulé!
TODO MUNDO NA JANELINHA
Em uma cartolina, desenhe um trenzinho com o número de vagões correspondente ao da turma. Pendure o cartaz na parede antes das crianças chegarem. No dia da brincadeira, peça aos pais que mande uma foto do seu filho.
Peça as crianças que sentem em roda e coloque as fotos no meio do círculo. Aconchegue os bebês no grupo e converse com todos. Comente uma foto por vez depois cole nos vagões.

Meu corpo
Vamoscantar músicas que falem das partes do nosso corpo;
FORMIGUINHA!
Fui ao mercado comprar café, veio a formiguinha e subiu no meu pé.
E eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar um giz, veio a formiguinha e subiu no meu nariz,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar mamão veio a formiguinha e subiu na minha mão,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.
Fui no mercado comprar jerimum veio a formiguinha e subiu no meu bumbum,
e eu sacudi, sacudi, sacudi, mas a formiguinha não parava de subir.

Trabalhar a lateralidade
Palminhas
Palminhas, palminhas
Nós vamos bater
Depois, as mãozinhas
Pra trás esconder.

Para cima,pra baixo
pra frente, pra trás
bem forte, bem fraco
pra lá e pra cá.

OS SENTIDOS
Nosso contato com o mundo é feito através dos nossos sentidos. Os 5 sentidos ajudam o nosso corpo a perceber tudo o que nos rodeia. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles?
Tudo que sentimos com o nariz fica sobre responsabilidade do olfato. O cheirinho de terra depois da chuva, o bolo assando no forno, o cheiro do remédio e muitos outros.
É tudo que enxergamos: as cores, as distâncias, os tamanhos, os livros e as histórias ficam por conta dos nossos olhos.
Tudo que ouvimos: a música, os passarinhos, o cachorro latindo, o caminhão passando na rua, a mamãe chamando pra vir almoçar, etc.
É tudo que podemos tocar com as mãos e com a pele. É com o tato que sentimos se algo é áspero ou liso, duro ou macio, quente ou frio.
É responsável por todos os gostos que sentimos pela boca, através da língua. O doce, o salgado, o amargo, o picante, se está frio ou quente.

Trabalhar o saco surpresa com objetos de vários tamanhos, texturas e formas diferentes estimulando a percepção e observação.

Música dos sentidos (melodia Terezinha de Jesus)
Meus olhinhos são pra ver,
Meu nariz para cheirar,
minha boca para comer
Meus ouvidos para escutar.
Completando os sentidos
Tenho as mãos para pegar
E os bracinhos bem compridos,
Pro amigo eu abraçar.

FAMÍLIA
Hoje vamos falar sobre a família. Alguém sabe o que é a família? Isso mesmo, são nossos pais, irmãos, tios, avós, primos e por ai vai. A esta altura a família já esta grande e animada.
Vamos ver quem sabe o nome dos familiares?
Montar a árvore genealógica de cada um. Enviar para casa uma pesquisa sobre o nome dos familiares para preencher a árvore. (Pedir aos pais que mandem fotos ¾ dos familiares, pode ser xerocada ) Colar a foto das crianças, que foi tirada nos primeiros dias de aula. Decorar a sala com essa atividade.

FAMÍLIA
Essa é a família real/
família tão original
um pai(mostra o polegar)
uma mãe(indicador)
irmão (dedo médio)
uma irmão (dedo anular)
neném tão miudinho e gentil.(menino)2x
Canta numa melodia bem suave tipo aquelas de embalar neném.
1 – História do nome.

Objetivo: Conhecer a origem do seu nome.
Material: Folhas de papel ofício.
Procedimento:
• Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes.

Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ?
Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la.

Idéia:
Com o trabalho da História do nome de cada aluno é interessante que sejam pesquisados os diferentes significados dos nomes de cada um e seja montado um mural com os mesmos: ilustrações feitas pelas crianças, a forma que sabem escrever o nome, o desenho de seu nome, seu auto-retrato, fotos das crianças – Este fica a critério do interesse e da criatividade do professor. É um tema rico, importante e que, certamente, encantará aos responsáveis e a toda equipe da escola exposto num belo mural.


2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas.
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos.
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa.
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. (De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança.
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome.

3 – Lista de Palavras:
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome.
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício.
Procedimentos:
• Explorar com a classe a letra inicial do nome.
• Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra.
• Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome.
• Recortar e colar as palavras em folhas de ofício.
• Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado.
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome.
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário.

4 – Letras Móveis:
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira.
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc...
Procedimentos:
• Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material.
• Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes.
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira.

5 – Bingo:
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo.
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido (para fazer bolinhas de papel) ou palitos de fósforo usados.
Observação: É interessante que se repita o jogo várias vezes no decorrer das atividades antes de se propor o relatório.

6 – Corrida dos Balões:
Objetivo: Escrever seu nome.
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com nomes e giz.
Procedimentos:
• Formar as crianças em duas filas.
• Distribuir uma ficha com um número para cada criança.
• Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome.
• A criança deverá ler alto seu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz.


***** *************

• Através de uma conversa informal o professor deve pedir que cada aluno fale um pouco sobre seu dia-a-dia. É importante deixar que as crianças se expressem livremente contando casos vividos em casa, em passeios, com a família etc.
• Num segundo momento oferecer uma folha em branco, revistas diversas, ilustrações diversas, e propor q façam uma montagem de recorte e colagem de tudo que encontrarem que parece com o seu dia-a-dia, com a sua vida, a sua realidade.
• Realizado a trabalho o professor junta para também adicionar ao Álbum da Vida – colocando por escrito além do nome da criança qual foi a proposta da montagem de recorte e colagem.
• No Álbum da Vida podem ser adicionadas: fotos das crianças em diferentes momentos: no banho, brincando, na escola, dormindo, comendo... Como, também, pode ser utilizada um técnica artística de pintura, cola colorida ou outra para a capa, que deve ser de papel mais resistente – cartão no caso – com o título: Álbum da vida – ali todos os trabalhos sistematizados serão acoplados e deverão ser encadernados ou presos com bailarinas, grampos, etc.
• Música: A canou virou

• Caso haja algum nome de aluno na turma que exista uma música conhecida, esta também pode ser ouvida – não esquecendo de levantar a questão: Quando duas ou mais pessoas tem os nomes iguais, os mesmos nomes, como fazemos para identificá-las? Exemplo: Esta música foi feita a Luciana que faz parte de nossa classe ou para outra menina chamada Luciana?
Pop pop

Põe a mãozinha pra frente
Põe a mãozinha pro lado
Põe a mãozinha pra frente
Balanço e ele adora

Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor

Põe o pezinho pra frente
Põe o pezinho pro lado
Põe o pezinho pra frente
Balanço e ele adora

Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor

Põe a cabeça pra frente
Põe a cabeça pro lado
Põe a cabeça pra frente
Balanço e ele adora

Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor

Põe o bumbum pra frente
Põe o bumbum pro lado
Põe o bumbum pra frente
Balanço e ele adora

Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor

Põe o corpinho pra frente
Põe o corpinho pro lado
Põe o corpinho pra frente
Balanço e ele adora

Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Eu danço Pop Pop
Assim é bem melhor

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