domingo, 14 de agosto de 2011

AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO


 Registrando, Refletindo e Avaliando

Durante alguns anos observamos como os nossos professores trabalhavam a  questão do brincar em sala de aula. Ficávamos bastante preocupadas, pois muitas vezes não presenciávamos nem um momento de brincadeiras, apenas crianças assentadas na rodinha, hora assistindo filminhos ou fazendo atividades de rotina, sem contar a hora do parque que as crianças ficam livres e as professoras assentadas de longe sem interagir neste momento rico de descobertas.
Sabemos que muito tem se falado na importância do brincar para o desenvolvimento de nossas crianças, bem como as leis que assegura o direito ao lazer.
Com base nestas observações e nas leituras que fazemos ao longo dos anos, fomentou o desejo de aprofundarmos ainda mais os estudos sobre o tema para que pudéssemos promover a formação dos professores. Levando em consideração as sábias palavras de Hugo Holmannsthal (1922), O processo de formação é tanto feliz quanto mais as suas diversas fases assumirem o caráter de acontecimentos vividos. Podemos afirmar que a formação é o ponto de partida para buscarmos novos conhecimentos.
Esta formação mediada pelos coordenadores pedagógicos, que teve como objetivo discutir o tema brincar, foi bastante relevante e só ajudará os que fazem a Creche, refletir sobre sua prática, contribuindo para se tornarem profissionais pesquisadores, reflexivos e autônomos, qualidades estas, exigidas de um educador e servidor contemporâneo.
Este tema trouxe-nos o desafio de possibilitar uma formação que privilegie a arte da mediação entre o conhecimento e a intervenção, favorecendo a crescente possibilidade de legitimação das brincadeiras infantis na ação cotidiana da Creche JK.
Portanto quinta-feira (02/05/2011) na 9ª DIRED realizou-se a Formação Continuada, onde foi abordada a temática: A importância do brincar na Educação Infantil, com o objetivo de refletir sobre a prática pedagógica ao desenvolver as atividades lúdicas livres e/ou dirigidas.
Na ocasião trabalhamos com uma pauta recheada, onde contemplaria: objetivos, conteúdos, roda de leitura, agenda cultural... Cada momento contribuiu com p/ nosso aprendizado.
Brincamos, interagimos, refletimos, enfim, cada palavra e cada gesto nos fazia acreditar que a aprendizagem através do lúdico é possível.
A equipe pedagógica enfocou dentro do tema proposto, o direito de brincar e os quatro pilares da Educação na concepção de Delors.
Toda criança tem o direito de brincar, diz a lei Brasileira (CF, ECA, RCEI). A supervisora Ana Lúcia conduziu de forma clara, que é preciso refletir sobre a legalidade que a criança Brasileira no âmbito familiar e escolar.
Em seguida, as supervisoras Fátima Felix e Vitória Garcia analisaram com o grupo o brincar e os quatro pilares da Educação, numa perspectiva de uma melhor atuação nos planejamentos e na execução das atividades lúdicas no espaço escolar.
Foram utilizados alguns vídeos como também várias perguntas foram feita como forma de reflexões.
Durante o transcorrer de todas as exposições propostas foi aberto para que os participantes pudessem interagir com os coordenadores seus conhecimentos, suas dúvidas e suas sugestões a cerca do tema. Porém sentimos que a maioria do grupo não se expôs. Portanto foi elaborada uma avaliação do encontro de forma individual para que possa ser útil nos próximos encontros de formação. Sem falar da atividade que passamos como tarefa de sala, (Elaborar uma atividade lúdica).
 Através de depoimentos dos professores e demais servidores da Creche JK foi constatado um grau de satisfação bastante significativo por parte dos mesmos.

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